Decoração de Cozinha: Como Escolher as Banquetas

Decoração de Cozinha: Como Escolher as Banquetas

As banquetas são elementos importantes no dia-a-dia, pois facilitam a rotina e permitem que lanches rápidos ou mesmo refeições sejam feitas com conforto.

O design destas peças deve ser valorizado especialmente em cozinhas americanas, já que estão integradas às salas e normalmente são um ponto focal de destaque na decoração.

O custo-benefício de investir em peças de beleza e conforto é realmente muito importante neste caso e lembre-se que as banquetas são elementos que podem ser levados para outros ambientes da casa ou mesmo com você para outros locais.

Quando não indicamos seu uso? Idosos e pessoas obesas podem ter dificuldades para usá-las. Idosos precisam de cadeiras com braços para servir de apoio, enquanto que obesos precisam de assentos que acomodem confortavelmente seus quadris. Outro item importante nestes casos é o material da banqueta: não podem ser usados materiais que possam deformar, causando acidentes.

Apresentamos abaixo os tópicos mais importantes que devem ser considerados na hora da compra das banquetas:

 

Quantas banquetas posso usar?

A escolha da quantidade de banquetas dependerá do espaço disponível. Para calcular, considere que o espaço mínimo necessário para cada pessoa sentada é de 60cm (mas se quiser mais conforto, use pelo menos 70cm). Um exemplo, considerando medidas mínimas confortáveis: se sua bancada possui 1,20m, você poderá ter 2 banquetas lado-a-lado. Já com uma bancada de 1,80m poderá ter 3 banquetas.

Uma dica, caso tenha dúvidas: sente-se e, com uma trena/fita métrica/régua, meça o espaço ocupado por seu quadril.

 

Qual deve ser a altura da banqueta?

A altura deve ser confortável e por isso está diretamente relacionada à altura da bancada ou mesa. Geralmente as banquetas são classificadas em altas e baixas, mas existem diferenças de medidas que interferem e muito no conforto e por isso aconselhamos que planeje muito bem a escolha da altura ideal. Estas são algumas medidas e dicas para a escolha:

 
  • Normalmente as bancadas baixas (semelhantes a mesas) tem o seu tampo a 75cm do piso e nelas são utilizadas cadeiras ou bancos com altura de 40 a 45cm (medida do piso ao assento).
  • Se sua bancada é alta, escolha a altura da banqueta fazendo um cálculo simples: a altura da banqueta – 25cm = a altura do assento da banqueta. 25cm é uma medida aproximada da distância que o assento da banqueta deve ficar da superfície da mesa, assim ao fazer suas refeições seus braços conseguem ficar apoiados confortavelmente na bancada. Quer uma medida mais precisa? Sente-se em uma mesa confortável e com uma régua meça a distância do assento da sua cadeira até a superfície da mesa. Se esta posição é confortável para você, poderá usar esta medida no lugar dos “25cm” mencionados acima e fazer o cálculo ideal para a sua família.
  • Dica importante: banquetas com regulagem de altura são ótimas, pois são multifuncionais: é possível usá-las na bancada alta ou reduzir sua altura para serem usadas na mesa (e caso se mude, poderá usá-las em outro local que tenha medidas diferentes).

 

Como Escolher a Cor e o Estilo?

Para decidir estes detalhes, pense em qual sensação quer transmitir. Lembre-se de que não podemos escolher a cor sem pensar o material, pois a textura influencia bastante no resultado decorativo.

Indicamos abaixo algumas dicas para orientá-lo:

 
  • Modelos com encosto são mais formais (indicando que o espaço é usado por um período maior de permanência), enquanto que os sem encosto transmitem a sensação de que a bancada é usada preferencialmente para lanches rápidos.
  • As banquetas de madeira e fibra são mais rústicas e podem ser usadas em cozinhas com este estilo ou mesmo em cozinhas modernas, criando contraste. Será fácil combiná-las com móveis de tons amadeirados.
  • Materiais com brilho, como metal e resina, tem um estilo mais contemporâneo e são perfeitas para deixar os espaços que são “clean” mais atrativos e interessantes.
  • Materiais com transparência, como as de acrílico, combinam com ambientes mais “limpos” ou podem ser usadas em ambientes mais rústicos, contrastando.
  • Banquetas metálicas (com design mais simples e limpo) são mais “industriais” e podem ser usadas em cozinhas gourmets.

 

Enfim, como existem muitas possibilidades de composição, você deverá analisar o seu ambientecomo um todo e pesquisar quais modelos podem ser inseridos com harmonia na sua decoração, seja por combinar, seja por contraste. Uma dica é escolher as cadeiras da mesa de jantar com um estilo semelhante ao das banquetas.

 

Dicas simples para a sua Decoração

Indicamos abaixo algumas dicas fáceis de combinação de cores:

 
  • Cozinhas branco e preto podem receber banquetas destas mesmas cores.
  • Banquetas com estofados florais possuem um estilo romântico e podem combinar muito bem com decorações rústicas ou mais clássicas. Se sua cozinha é predominantemente branca, o floral poderá ser um destaque e trazer mais vida para sua sala / cozinha.
  • Banquetas com cores diferentes: se a sua decoração é mais pop, isso pode ficar bom. Se for mais tradicional, tenha cuidado: use algo diferente “mas com alguma coisa em comum”, para que tenham a mesma linguagem. Caso contrário, sua decoração poderá ficar poluída e com muita informação (tornando-se cansativa).
  • Sua cozinha tem duas cores: use uma delas como cor para as suas banquetas! A chance de combinar é de 100%
  • Evite: criar um contraste muito grande, pois neste caso as banquetas ficarão muito em foco e isso poderá tirar o charme do restante da decoração. Exemplo: tudo é preto e branco ou apenas branco e você escolhe banquetas vermelhas.

Outros detalhes e dicas importantes

A banqueta deve ser confortável e isso significa que você não deve, por exemplo, escorregar facilmente dela. Lembre-se que uma refeição deve durar um tempo médio de 30min e durante este período o usuário deve se sentir bem.

O encosto é um item importante: um pequeno encosto já acomoda melhor o quadril. A escolha deste item dependerá do estilo e do conforto que cada um está buscando e a melhor maneira de saber qual o modelo ideal é testar!

Atenção para o apoio dos pés: ele é importante e você deve se sentir seguro usando-o.

No litoral, evite modelos metálicos. Isso se aplica tanto ao acabamento externo, como à sua estrutura interna. Prefira modelos que usem plástico, resina, madeira,… Caso queira um modelo com metal, prefira o aço inoxidável e o alumínio.

Pesquise! Existem muitos modelos disponíveis. Inspire-se 😉

25-buscape

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *